quinta-feira, 7 de abril de 2011

Moda à portuguesa

Irrita-me quando ouço dizer que Milão, Paris e Nova Yorque são as capitais da moda.
Esta gente não sabe o que fala. Em primeiro lugar, olha para a moda como se esse fenómeno se pudesse reduzir aos trapinhos que meia dúzia de tipos nos convencem a vestir ou aqueles desfiles de mocinhas alimentadas a folhas de alface com tofu e rapazes que deviam ter vergonha de andar naqueles preparos que fazem as mulheres olharem para os seus maridos com o ar entre o enojado e o homicida. Depois esquecem- se do mais importante: ninguém leva a moda tão a sério como os portugueses. Todas as modas.
A moda em Portugal é como a crise; embrenhamo-nos de tal maneira na coisa que já não somos capazes de viver sem ela. E não é de agora.
Aqui há uns anos a moda dos anoraks , vulgo kispos , que deixavam um cidadão magrinho transformado num verdadeiro bucha , as ruas pareciam um anúncio a uma famosa empresa de pneus. E quando estavam na moda as calças de ganga justas? A malta levava aquilo tão a sério que mais um pouco e a raça lusa tinha sido extinta..E não nos limitamos a vestir ou a calçar o que a moda dita . Somos mais sofisticados que isso. Por exemplo a questão do pullover .
Imaginem a cena:
Um português sai com o seu pullover vestido. Entretanto o dia põe-se mais quente e tira-se o dito adereço têxtil: onde colocá-lo? Ah pois, segundo ouvi, houve alturas em que se colocou à cintura, mas como imaginação não nos falta, parece que anos mais tarde passou a usar-se pendurado ao pescoço e hoje podemos vê-los a desfilar, de várias cores, colocados num dos ombros dos respectivos proprietários num numero arriscado de equilibrista credenciado.
E lojas dos trezentos? Havia rua que não tivesse pelo menos uma dessas lojas? E as calças dos rapazes com dois ou três tamanhos acima e tão descidas que não se sabe muito bem se já estão vestidas ou não.
Uma coisa é certa, Moda é mesmo cá com a gente.


Adaptado do artigo de Pedro Marques Lopes in LIFE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue